quarta-feira, 27 de abril de 2011

É bom ter um laboratório!!!


É bom ter um laboratório??!!
Bom ter um laboratórios de informática nas escolas. Foi e esta sendo uma iniciativa boa para ensinar aos alunos (os usuários do laboratório), como lidar com esse tipo de tecnologia, sendo também que alguns nunca mexeram ou nem conhecem um computador.
Esses laboratórios podem lhes fornecer notícias de todo o mundo como podem abrir várias portas em suas vidas. Porque ali eles aprendem a lidar com essa nova tecnologia, montar e desmontar computadores, criar programas etc. Sendo também que muitos gostam, porque querendo ou não, é uma disciplina diferente que vai além da imaginação dos alunos.
            Essa nova disciplina de informática criada nas escolas trouxe pra os alunos muitos conhecimentos, e também os alunos que não possuem computador em suas casas poder fazer seus trabalhos ali no laboratório de sua escola.
            Podemos afirmar  que os alunos com todas essas informações conseguem serem mais criativos, devido a variação de conteúdo do seu interesse e de varias áreas como pintura, esporte, lazer e eles nem percebem já leram uma grande quantidade de informações.
            O professor deve cuidar também para o aluno não fugir da aprendizagem e ir em sites indevidos. Pois todo o laboratório tem internet ou a maioria, sendo que ela fornece informações de mais, por isso deve-se cuidar para o aluno não acessar.
Se o professor tiver esses cuidados com os alunos, o laboratório pode ser uma das maiores fontes de informação do colégio.

Visitas aos blogs

Visitei alguns blogs sugeridos, alguns não consegui acessar, outros não gostei muito.
No blog colaborativo sobre a copa do mundo percebi a interação entre professores e alunos, os comentários sobre os trabalhos que fizeram referente ao assunto, enfim, a interação aluno professor mesmos estando fora da sala de aula, que vem de encontro com o segundo item que Orofino aborta em seu texto.
O blog que mais chamou minha atenção foi o Educação a Distância e Tecnologias da professora Simone Medeiros. Apesar de não falar muito das TIC, encontrei depoimentos muito interessantes sobre políticas educacionais, e, tomei a liberdade de copiar um texto que ela postou de Mario Sergio Costela sobre a Paz. Acredito também que para sermos um bom educador precisamos estar em paz e espalhar a paz respeitando o próximo com o mesmo respeito que gostaríamos de receber para a nossa construção de identidade individual.


Mas o que é Paz? De forma simples, poderíamos dizer que é um estado, uma condição, na qual se consegue estar bem. E o que é, então, estar bem? Estar bem é não impedirem a manifestação de meu pensamento livre e de minha individualidade responsável; é não constrangerem o meu corpo com a violência da fome e a agressão da doença sem socorro; estar bem é serlivre da crueldade da tortura, da degradção brutal do local onde vivo, do padecimento provocado pela não-convivência com aqueles a quem amo; estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, não ser humilhado pela ausência de estudo, não ser desprovido de um lazer sadio. Estar bem é não ser mortalmente ferido pela discriminação de qualquer tipo nem violentado pelo embaraço traumático de minha religiosidade, minha sexualidade, minha amoroisidade, minha liberdade. Estar bem [...] é não deixar que apodreçam a minha esperança nem extirpem minha humanidade e a sacralidade de minha vida. Porém, não existe paz individual e solitária; não existe um humano sem os outros. Ser humano é ser junto. É necessário negar a afirmação liberticida de que 'a minha liberdade acaba quando começa a do outro'. A minha liberdade acaba quando acaba a do outro; se algum humano ou humana não é livre, ninguém é livre. Se alguém não for livre da fome, ninguém é livre da fome. Se algum homem ou mulher não for livre da discriminação, ninguém é livre da discriminação. Se alguma criança não for livre da falta de escola, de família, de lazer, ninguém é livre. Por isso, é preciso que à Paz - para que ela se efetive - se acresça a JUSTIÇA. E o que é justiça? É todos e todas terem Paz."

quarta-feira, 20 de abril de 2011