Visitei alguns blogs sugeridos, alguns não consegui acessar, outros não gostei muito.
No blog colaborativo sobre a copa do mundo percebi a interação entre professores e alunos, os comentários sobre os trabalhos que fizeram referente ao assunto, enfim, a interação aluno professor mesmos estando fora da sala de aula, que vem de encontro com o segundo item que Orofino aborta em seu texto.
O blog que mais chamou minha atenção foi o Educação a Distância e Tecnologias da professora Simone Medeiros. Apesar de não falar muito das TIC, encontrei depoimentos muito interessantes sobre políticas educacionais, e, tomei a liberdade de copiar um texto que ela postou de Mario Sergio Costela sobre a Paz. Acredito também que para sermos um bom educador precisamos estar em paz e espalhar a paz respeitando o próximo com o mesmo respeito que gostaríamos de receber para a nossa construção de identidade individual.
Mas o que é Paz? De forma simples, poderíamos dizer que é um estado, uma condição, na qual se consegue estar bem. E o que é, então, estar bem? Estar bem é não impedirem a manifestação de meu pensamento livre e de minha individualidade responsável; é não constrangerem o meu corpo com a violência da fome e a agressão da doença sem socorro; estar bem é serlivre da crueldade da tortura, da degradção brutal do local onde vivo, do padecimento provocado pela não-convivência com aqueles a quem amo; estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, não ser humilhado pela ausência de estudo, não ser desprovido de um lazer sadio. Estar bem é não ser mortalmente ferido pela discriminação de qualquer tipo nem violentado pelo embaraço traumático de minha religiosidade, minha sexualidade, minha amoroisidade, minha liberdade. Estar bem [...] é não deixar que apodreçam a minha esperança nem extirpem minha humanidade e a sacralidade de minha vida. Porém, não existe paz individual e solitária; não existe um humano sem os outros. Ser humano é ser junto. É necessário negar a afirmação liberticida de que 'a minha liberdade acaba quando começa a do outro'. A minha liberdade acaba quando acaba a do outro; se algum humano ou humana não é livre, ninguém é livre. Se alguém não for livre da fome, ninguém é livre da fome. Se algum homem ou mulher não for livre da discriminação, ninguém é livre da discriminação. Se alguma criança não for livre da falta de escola, de família, de lazer, ninguém é livre. Por isso, é preciso que à Paz - para que ela se efetive - se acresça a JUSTIÇA. E o que é justiça? É todos e todas terem Paz."
Michele, ótimo texto, você atingiu o objetivo da atividade. Abaixo do texto que você postou sobre a Paz coloque a referência (autor e endereço do blog, dia acessado)
ResponderExcluirAbraços
Leonice